sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SIMPLESMENTE 3D! (parte 2 )

Como negar o potencial artístico desta interface após analisar a foto da nave? A mesa a seguir foi criada para servir de modelo para uma mesa de suporte para o data show, DVD, sistema de áudio e PC da escola.

O interessante deste software é que ele nos possibilita incontáveis sensações: o 3d dá uma possibilidade imensa de criação artística, usando a mão livre ou através de cálculos matemáticos, também podemos trabalhar com geometria descritiva, uma vez que utiliza pontos de visão ortogonais.Imagina só analisar o mesmo objeto por vários pontos de vista ao mesmo tempo, observar seu desenvolvimento animação e modelagem sem sair do lugar? Verifica-se logo de início uma redefinição dos espaços, mas será que é só isso?

VIVA O EIXO Z!
Aprendemos desde criança a manipular os eixos “x” e “y” no plano cartesiano mas você sabia que existe um terceiro eixo? Trata-se do eixo “z”, abordado poucas vezes na escola ou simplesmente ignorado, ele é o eixo da profundidade, importantíssimo para a arte, a geometria, geografia e várias outras aeras, será que nossa compreensão do espaço seria a mesma sem o eixo z? Como estudar sobre relevo sem ele? Como desenhar em três dimensões sem o conceito de profundidade? Parecem perguntas bobas mas a verdade é que no campo prático o eixo z é ignorado apesar de andarmos sobre ele, usarmos e abusarmos dele quando desenhamos ou assistimos filmes anaglífos.
Uma vez fiz um comentário sobre a existência deste eixo e qual não foi minha surpresa ao perceber que poucos professores o conheciam, são em encontros como este em que me pergunto: “Para que diabos a escola serve, se não consegue trabalhar uma coisa tão simples?” E o pior, aqueles que não conheciam do assunto faziam comentários jocosos, o que pareceu um pouco de descaso para mim, e aí professor? Qual a solução? Vá estudar! Leia sobre o assunto, compreenda como seu espaço é composto e depois leve suas conclusões para sala, você vai se surpreender com os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário